PEDALAR É PRECISO!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

QUEM RESGATA A ESPANHA?





Espanha é o país dos toureiros, Manolete, Dominguin e outros cujos nomes esqueci.
É o país do flamenco, Camaron de la Isla, Juanito Valderrama e quantos outros.
A Espanha é a quarta economia europeia, mas entre os séculos XVI e XVII, foi a primeira potência mundial, dominava a Europa e quase todos os caminhos que se cruzavam pelo mundo.
A França tem a “grandeur de la France” do De Gaule, a Inglaterra tem o jubileu da rainha e as memórias de grande potência pirata e colonial. Tem também a city, o que não é coisa pouca.
A Alemanha tem duas guerras mundiais e muitos milhões de mortos, torturados e perseguidos.
Todas estas grandezas estão agora a ser confrontadas com a iminência duma vergonhosa bancarrota, os chineses, os russos, os brasileiros e outros emergentes dão palmadas na barriga, acaba o ocidente imperial e colonial, ite, missa est.
Por ordem de grandeza medida de acordo com os critérios capitalistas actuais, na chamada euro-zona,  está em primeiro lugar a Alemanha, a seguir a França, em terceiro a Itália e em quarto a Espanha.
Isto não é apenas um ranking estilo livro de records.
É o ranking anunciado do descalabro da união soviética europeia. Parece que estamos em finais de 1991, quando o Ieltsin tomou o poder e percebeu que tinha de dissolver a URSS.
Quando a deliquescência do capitalismo atingiu a Itália, obrigando o poder de Berlim/Bruxelas a pôr a democracia na gaveta e nomear um funcionário do banco americano Goldman Sachs para presidir ao governo italiano, só para os profiteurs do costume é que não era óbvio que a engrenagem criada pelos tratados de Roma e de Maastrich estava a caminho da extinção.
O tsunami da crise da chamada dívida soberana foi avançando, enquanto a sra. Merkel e o sr. Sarkozy andavam a entreter os incautos e as vítimas.
Antes, falava-se da Grécia, de Portugal e às vezes da Irlanda. Passou-se a falar da Itália.
Mas os tsunamis movem-se a alta velocidade e chegaram rapidamente à Espanha. Próximos destinos? França, Holanda, Áustria, Alemanha. O último a sair que apague a luz.
A França não tem dinheiro, perdeu a indústria, foi, aliás neste domínio ultrapassada pela Itália. A Holanda tem trejeitos de grande potência euro-zona, mas não tem governo, porque não há partidos preparados para assumir os encargos políticos da austeridade. A Áustria já começou a ser atacada pelas agências de rating e foi desvalorizada, apesar de toda a sua arrogância. A Alemanha vai enfrentar uma grave contestação social por causa dos baixos salários que têm engordado o capitalismo alemão. Os bancos alemães entraram na mira das famosas agências de rating e alguns foram desvalorizados. A Alemanha destruiu a economia dos países europeus do sul e vai deixar de ter parceiros para os seus chorudos negócios.
No meio de tudo isto, não se pode perder de vista que os únicos países que estão a captar dinheiro e investimentos são os que não têm nada a ver com o euro. A Suiça e os países nórdicos é uma cena já conhecida. A principal novidade é que nas últimas semanas tem crescido o movimento de capitais para o Reino Unido, movimento que tem origem em vários países da euro-zona, principalmente da Grécia. A libra esterlina é um porto de abrigo e não é relevante para a situação financeira internacional que os ingleses estejam a viver cada vez pior. Money is Money.
Abreviemos.
A Grécia está falida, Portugal e a Irlanda também. À Itália vale-lhe que a maior parte da dívida do Estado esteja nas mãos de aforradores italianos. Quanto à Espanha, end of the road, a Espanha não tem qualquer alternativa.
O Rajoy não sabe o que é que há-de fazer com os bancos espanhóis, estão falidos. Não é apenas o Bankia. Quer que a UE abasteça esses bancos falidos. Quer que a UE  assuma as responsabilidades, porque o governo espanhol não tem a coragem de pedir o tal de resgaste troikiano, que nós, os gregos e os irlandeses tivemos de pedir.
Não tem coragem porquê? É simples: se pedir, vai ter uma guerra civil, com milhões de pessoas na rua. Para guerra civil já bastou o que bastou.
Principalmente, não se trata duma guerra civil propriamente dita, é mais uma guerra europeia, uma guerra que não tem a ver com motivos ideológicos. Trata-se tão somente de dinheiro, guerra financeira, guerra manipulada pelo Goldman Sachs e os seus compinchas.
É o capital desenfreado e sem quaisquer escrúpulos que quer ganhar cada vez mais dinheiro. Não é o Hitler nem o Estaline, esses ao menos sabia-se quem eram.
Agora é muito pior, quem comanda é uma poderosa nebulosa de altos interesses que ninguém, em nome da democracia, conseguirá controlar.
Venham então os toureiros.
Venham milhões para a rua.

Sem comentários: