PEDALAR É PRECISO!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

DÉGAGE



Dégage Ben Ali, não nos chateies, estamos fartos de ti, vai-te embora Ben Ali, basta, Ben Ali!

Na hora do desespero, depois de anos e anos de sofrimento, os tunisinos puseram em marcha a engrenagem duma revolução, cujo desfecho, cujas consequências são ainda desconhecidas. Mas a coisa promete.

Nada voltará a ser como dantes. Nem na Tunísia, nem em muitos outros sítios a sul do Mediterrâneo.


Chamam-lhe a revolução de jasmim, confesso que não sei porquê. Distracções.


Houve a primavera de Praga e depois a revolução de veludo, houve a revolução dos cravos, em Portugal. A seguir, tivemos o PREC.


A queda do Ben Ali e tudo o que está a acontecer na Tunísia e começa a acontecer em outros países árabes faz-me pensar no nosso PREC.

Mas há diferenças notáveis. Em Portugal, no início houve um golpe militar e a seguir a tropa esteve sempre em cima dos acontecimentos. O povo tinha, pois, as costas quentes. Quando a tropa se retirou, o povo foi para casa. Até hoje, voilà. Onde ficou a revolução? Na gaveta do general Eanes, dos seus conselheiros militares e do seu concorrente Mário Soares.


Na Tunísia, no Egipto, o povo vem para a rua de mãos nuas, não tem ninguém que o proteja, não tem ninguém que o defenda. Tem a seu favor apenas a força do desespero, a força das convicções e do amor à liberdade e a uma vida digna.


Muitas conspirações deverão estar a ser urdidas neste momento contra o povo que ocupa a rua. Conspirações idênticas à conspiração do Carlucci e da CIA para ajudar em 1975 o Kerensky português - que, na opinião do eminente imperialista Kissinger, era o Dr. Mário Soares - a resistir ao comunismo, vejam bem. Foi assim que as coisas se passaram e os resultados estão à vista.


Neste momento, os serviços secretos e as chancelarias americanas e dos senhores da Europa devem estar frenéticos, agindo e preparando planos contra o que acham ser uma manobra do fundamentalismo islâmico. O que acontecerá à revolução de jasmim? Sejamos optimistas!


Imaginemos que esta revolução transborda para norte do Mediterrâneo e que o pessoal deste lado de cá vem ocupar a rua e começa a gritar: Dégage Merkel, dégage Barroso! Dégage Berlusconi, dégage Sarkozy, dégage Zapatero !

Imaginemos que os desempregados deste país ocupam o Terreiro do Paço por tempo indeterminado.
Dégage Sócrates, dégage Cavaco ! Basta, está na hora, vão-se embora e levem os vossos amiguinhos!

Sonhar é fácil.
Long live to the tunisian revolution!

Sem comentários: